MENTORING, MENTOR E MENTORADO
- Simone Barreto
- 19 de mar. de 2019
- 1 min de leitura

No mundo atual, com a velocidade crescente das mudanças e inovações, torna-se de fundamental importância o suporte individual para acelerar o desenvolvimento pessoal e profissional. O método de mentoring pode ser de grande auxílio para essas funções de desenvolvimento. O mentoring é o processo, o mentor é quem ajuda, treina o mentorado, que é quem recebe.
Mentores são definidos como pessoas que ajudam outros a atingir seu potencial máximo e que possuem alto nível de conhecimento e experiência, e se comprometem a fornecer mobilidade ascendente e apoio profissional aos seus mentorados.
O papel do mentor é permitir que as pessoas pensem e aprendam com suas próprias ações em situações críticas, para que possam mudar seu comportamento no futuro, ou pelo menos tirar algumas lições dele. Mentoring é “sobre a facilitação que permite as pessoas dissecar, refletir e aprender”.
Os benefícios para o mentorado incluem: maior autoconhecimento, melhor desempenho e produtividade; aprendizado mais rápido de conhecimentos e habilidades aprimoradas; maior confiança, satisfação e motivação; melhor compreensão do negócio; melhor criatividade e inovação; encorajamento de risco positivo e o desenvolvimento de habilidades de liderança.
A empatia e a capacidade de escutar são importantes características no desenvolvimento do relacionamento entre mentores e mentorados. Também é importante que os mentores sejam capazes de reconhecer e adequar-se aos diferentes contextos culturais, estilos de aprendizagem e modelos de comunicação de cada pessoa.
Mais algumas habilidades e características essenciais do mentor:
· Segurança pessoal e confiança
· Capacidade de comunicar
· Inovador
· Paciente e tolerante
· Acessibilidade
· Honestidade e integridade
· Abertura e respeito pelos outros
· Disposição para enfrentar grandes desafios
· Responsabilidade
· Autocrítica.
Comments